FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Objectivos do site

O principal objectivo é constituir um instrumento de trabalho que seja útil, já que os computadores na nossa vida, ocupando o seu espaço próprio, e com a atracção e o fascínio das suas aparentemente inesgotáveis capacidades encantaram tudo e todos.

Nesse sentido, não deixarei de ter presente uma linguagem simples, sem perder de vista o necessário rigor científico e explorando de uma forma activa as potencialidades da Internet, encaminhando o aluno quando necessário para este ou aquele tema numa perspectiva mais avançada e que este meio permite.

Ao disponibilizar alguma informação e abrindo várias pistas alternativas ao estudo da Física e da Química, pretendo estimular nos alunos o prazer destas disciplinas no estudo de fenómenos do dia-a-dia. E, enquanto pessoas e cidadãos, desenvolver as suas capacidades criativas, de imaginação, do prazer intelectual e da autoconfiança.

Tudo o que aqui é disponibilizado, em caso algum substitui o que é transmitido na sala de aula ou o que é feito experimentalmente no laboratório, ... «os computadores não ensinam, não produzem conhecimento, não explicam são objectos que podem ser utilizados para obter diferentes efeitos, grandes ou pequenos, positivos ou negativos. Como ferramentas que são, têm a possibilidade de multiplicar as capacidades humanas, tal como o livro, a máquina a vapor, o motor eléctrico, para o melhor e para o pior.»

Já em 1942, o ilustre Prof. Bento de Jesus Caraça afirmava que: "Cada época cria e usa os instrumentos de trabalho conforme o que a técnica lhe permite. (...)

O ensino do Liceu, que é, ou deve ser, para todos, deve ser orientado no sentido de proporcionar a todos o manejo do instrumento que a técnica nova permite."

A todos os que queiram contribuir com correcções no texto e ou sugestões que levem ao melhoramento desta página, serão bem vindos. Desde já o meu antecipado agradecimento.


Assinar o livro

Prof. Luís Perna

 

Nota: Este site está optimizado para Internet Explorer e Mozilla Firefox, resolução de ecrã 1280 X 960 ou 1440 X 900 (é a ideal).

 


2004-2016 Prof. Luís Perna. All rights reserved. Objectivos   |   Terms & Conditions