FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Biografia de Galileo Galilei

Físico, matemático e astrónomo Italiano, Galileo Galilei (1564-1642) desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Por pouco Galileo não seguiu a carreira artística. Um dos seus primeiros mestres, Orazio Morandi, tentou estimulá-lo a partir da coincidência de datas com Michelangelo (que havia morrido três dias depois de seu nascimento). O seu pai queria que fosse médico, então desembarcou no porto de Pisa para seguir essa profissão. Mas era um péssimo aluno e só pensava em fazer experiências de físicas (que, na época, era considerada uma ciência de sonhadores). Aristóteles era o único que havia descoberto algo sobre a Física, ninguém o contestava, até surgir Galileo. Foi nessa época que descobriu como fazer a balança hidrostática, que originaria o relógio de pêndulo. A partir de um folheto construiu a primeira luneta astronómica em Veneza. Fez observações da Via Láctea a partir de 1610 que o levaram a adoptar o sistema de Copérnico. 

Pressionado pela Igreja, foi para Florença, onde concluiu com os seus estudos que o Centro Planetário era o Sol e não a Terra, esta girava em torno dele como todos os planetas. Foi condenado pela inquisição e teve que negar tudo em tribunal. Colocou em discussão muitas ideias do filósofo grego Aristóteles, entre elas o facto de que os corpos pesados caem mais rápido que os leves, com a famosa história de que havia subido na torre de Pisa e lançado dois objectos do alto. Essa história nunca foi confirmada, mas Galileo provou que objectos leves e pesados caem com a mesma velocidade. Ao sair do tribunal, disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", traduzindo, " e com tudo ela se move ". 

Morreu cego e condenado pela igreja, longe do convívio público. Trezentos e quarenta e um anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo, decidiu pela sua absolvição. 

Principais Realizações: A Luneta Astronómica, com a qual descobriu, entre outras coisas, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares, e, principalmente, os planetas ainda não conhecidos. A balança hidrostática. O compasso geométrico e militar. Foi o primeiro a contestar as ideias de Aristóteles. Descobriu que a massa não influi na velocidade de queda.




2004-2016 Prof. Luís Perna. All rights reserved. Objectivos   |   Terms & Conditions